Educação

A educação do século 21 é movida por interação e curiosidade, afirma escritor...

Convidado para falar sobre as transformações ocorridas na passagem do século, o jornalista espanhol, radicado no México, Antonio Navalón, avalia que a educação não é mais determinada pela quantidade de horas que uma criança passa em sala de aula, mas pela capacidade de interação e estímulo à curiosidade que ela recebe. Para que isso se dê com q...

Veja mais...

Desafios e perspectivas da Educação Superior Brasileira para a próxima década 2011-2020

[...] Um dos desafios da atual agenda educacional é, justamente, pensar metas e ações para a década que se tem à frente. Aqui, não se trata apenas de prospectar o futuro, mas de entender as tarefas complexas e urgentes que já se colocam no presente, auscultar as tendências e os movimentos estruturais da economia, da sociedade e da cultura, demar...

Veja mais...

Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica

[...] O artigo incentiva a revisão de práticas tradicionais de ensino e discute possibilidades de metodologias ativas na Educação Profissional, especialmente as metodologias Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos. Ambas têm um ideário favorável às necessidades da Educação Profissional e podem gerar práticas docentes...

Veja mais...

Paulo Freire - Educar para transformar

Para Paulo Freire, a Educação é prática da liberdade, para o autoconhecimento e vivência criativa. O alfabetizando exerce papel ativo no processo de aprendizado, interagindo com o professor.

Veja mais...

"Conlangs", Línguas construídas em tempos de Internet

[...] Um dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas, é, sem dúvida, a mídia [...] Nessa cultura contemporânea globalizada e interessante, as "colangs" precisam ser compreendidas a partir dos meios pelas quais se manifestam: a literatura de ficção, o cinema e a Internet.

Veja mais...

Influência da disciplina contabilidade social ou ambiental na formação profissional e social dos futuros contadores

O artigo tem o objetivo de apresentar a percepção de estudantes graduandos em cursos de Ciências Contábeis, sobre a influência que a disciplina Contabilidade Ambiental ou Social, possa exercer na sua formação profissional, como contadores, e na sua formação pessoal, como cidadãos.

Veja mais...

Percepções sobre a Universidade Brasileira

[...] Certamente existem visionários educacionais que nos dão ânimo para pensar que temos excelentes educadores que, tal qual Paulo Freire, se preocupam com a aprendizagem de seus alunos [...]

Veja mais...

Os sete saberes necessários à educação do futuro

O primeiro buraco negro diz respeito ao conhecimento. O segundo buraco negro é que não ensinamos as condições de um conhecimento pertinente, isto é, de um conhecimento que não mutila seu objeto.[...] A identidade humana...A compreensão humana...a incerteza....[...]

Veja mais...

A inteligência corporal: cinestesica como manifestação da inteligência humana no comportamento de crianças

[...] A possibilidade de usar o próprio corpo na solução de problemas deve ser considerada como uma manifestação da inteligência humana

Veja mais...

Abdução e sinequismo: pedras angulares para uma semiótica do sagrado

[...] No cerne da crença religiosa ou da investigação científica, a abdução desempenha um papel essencial para o surgimento do novo, para a abertura do espírito para nossa capacidade de nos perceber conectados ao crescimento e à evolução do cosmos. [...]

Veja mais...

O cinema da ciência POP

A contribuição do cinema na popularização dos avanços científicos [...] A dissertação de mestrado considera o cinema da ciência ao entretenimento, as transformações do aparato científico e as possibilidades de transmutação em obra de arte, as implicações da modernidade, as crises enfrentadas e as transformações que o mundo experimentou como velo...

Veja mais...

Das inovações tecnológicas às inovações pedagógicas

Sobre antigas e novas formas de ensinar e aprender. Apresenta elementos que promovem reflexões sobre as relações entre educação e tecnologias na atualidade, considerando as implicações (positivas ou não) incondicionais das inovações.

Veja mais...

Projetos de aprendizagem: Fazendo para compreender

Relatos de experiência de Ziede e Aragon (2015), mostram que teorias de aprendizagem abertas viabilizam arquiteturas pedagógicas que envolvem novas formas de ensinar e aprender, aumentando a autonomia e o protagonismo dos alunos [...]

Veja mais...

RCMDE-GSD: Building Global Hierarchical Classifiers Using Differential Evolution for Predicting Gene Ontology Terms

O estudo apresenta um método para construção de classificadores hierárquicos de proteínas e o compara com outros dois algoritmos de mesmo objetivo. Leia mais sobre o assunto acessando:

Veja mais...